O Festival



O “Encontro com a Música Clássica” é o festival de música de concerto mais importante realizado no estado de Mato Grosso do Sul desde 2007. Em 2022 realizará a 15ª edição.
Além do objetivo de difundir a música de concerto e contribuir para a formação de plateia, o Encontro busca também a valorização de artistas regionais, promovendo concertos com cantores e instrumentistas da música popular, muitas vezes utilizando instrumentos símbolos de nossa cultura regional.
Desde a sua primeira edição em 2007 o festival trouxe para os palcos sul-mato-grossenses dezenas de artistas brasileiros de diversos estados, assim como artistas estrangeiros provenientes da Argentina, Paraguai, Bolívia, Chile, Itália, Trinidad y Tobago, Bulgária, EUA, Bulgária, entre outros.
O seguimento da música de concerto solidificou-se nas duas últimas décadas em nossa capital, neste período destacamos a criação de nossa Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande em 2006, a criação do Curso de Licenciatura em Música na UFMS em 2002, além da utilização do ensino da música por diversos projetos socioculturais, promovendo a cidadania, a valorização humana, a formação cultural e  a profissionalização na área musical.
A inclusão do festival “Encontro com a Música Clássica” no calendário oficial de eventos e programações de nosso estado  simboliza o compromisso que temos com a cultura e a música, especialmente a de concerto. Este evento tem atuado de forma transformadora, pois seu alcance vai além das apresentações gratuitas aos sul-mato-grossenses, ele proporciona também uma formação aos estudantes e futuros profissionais da área através do intercâmbio cultural com os artistas convidados. As atrações também enriquecem o potencial turístico do estado do MS, que através de uma programação artística diversificada atrai um público oriundo de estados e países vizinhos.