Encontro com a Música Clássica chega amanhã em Campo Grande

O Encontro com a Música Clássica, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura e em parceria com o SESC/MS chega nessa quarta-feira (20) em Campo Grande, às 20:30 horas, no Teatro Prosa, do Sesc Horto. Em 2013, o evento, que começou dia 17 em Três Lagoas, percorre as cidades dos trilhos do Trem do Pantanal de Três Lagoas a Corumbá, se integrando aos projetos já existentes nas localidades e levando a música de concerto aos mais diversos públicos e plateias.


Em Campo Grande a abertura terá a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande com o solista convidado João Araújo, consagrado violeiro mineiro, que tem se dedicado não apenas a tocar seu instrumento, a viola de 10 cordas, mas escrever, registrar e fazer cultura no Brasil. Criador do trabalho de preservação músico-cultural, já produziu e lançou 09 CDs e um DVD de carreira, entre os quais a série sobre pesquisa Viola Urbana, de sua autoria. Mantém página própria com conteúdo cultural na internet desde 2004. Carreira atuante no cenário musical, já fez apresentações em: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul, Paraná, Ceará, Espírito Santo e várias cidades de Minas Gerais.

Na mesma noite acontece uma apresentação do Show Diálogos Sonoros, com Masis Brasil, Muchileiros e Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues. Os músicos se reúnem para uma homenagem em memória ao idealizador do show, o músico boliviano, Edgar Mancilla, que foi um dos grandes entusiastas da união cultural latino americana, divulgando a música andina por diversas regiões do Brasil, sempre acompanhado de instrumentos como a quena, a zamponha, zanca, toyo e bombo.

O festival, que segue até o dia 24 em Campo Grande ainda terá Toninho Carrasqueira (flauta) e Guilherme e Sparrapan (violão), no dia 21, tocando músicas de Radamés Gnatalli, Villa Lobos, Pixinguinha. Grupos da capital como o Duo Porto Maciel, Quarteto Reis, Trio Sonata, Choro Opus Trio, Clarice Maciel (canto) e Jardel Vinicius Tartari (violão) e Gleisson Ferreira (violino) se apresentam no Projeto Concerto Sesc Partituras tocando músicas  do acervo público da instituição. Edson Lopes (violão) e Quarteto AZ são atração do dia 23/11, com abertura da Orquestra Infantil da Fundação Ueze Zahran.

No dia 24/11 se apresenta a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande com o solista Gilberto Stefan (violão) e ainda o Quinteto de Cordas de Três Lagoas e a Banda Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A viagem “Nos Trilhos da Cultura” continua em Terenos, que recebe a Camerata de Cordas Dedilhadas da UFMS, no dia 18/11. Anastácio e Miranda recebem o grupo Madeira a Três no dia 25 /11 e no mesmo dia Miranda recebe o Ensemble Art´s, que também chega a Corumbá para o encerramento no dia 26/11, no Moinho Cultural Sul-Americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário