Grupo de Curitiba traz música medieval para Campo Grande e Bonito

Gaita de fole, alaúde, saltério de arco, kantele, percussão e canto antigo chamam atenção do público por não serem usados nos praticas musicais da atualidade.

No segundo dia de apresentações do Encontro com a Música Clássica, realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação e Fundação Estadual de Cultura em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, uma das atrações é o grupo Illvminata, de Curitiba (PR).

De acordo com a mezzo-soprano, Daniele Oliveira, diretora do grupo, a prática da música medieval nos dias atuais gera um rico processo de aprendizagem, pois aborda técnicas, instrumentos e repertórios que não costumam ser empregados com tanta frequência e por estar tão distante das práticas musicais atuais, e com poucos grupos dedicando-se a ela, traz consigo a possibilidade dos músicos pesquisarem manuscritos das partituras e textos sobre as maneiras de se tocar. Dessa forma, as possibilidades de interpretação são uma grande marca da música antiga.   

Grupo de Curitiba (PR) dedica-se a pesquisa de musica antiga
O Illvminata busca resgatar essa prática de repertório, promovendo o entrosamento entre músicos profissionais e amadores, além de combinar suas experiências musicais, assim como de pesquisa. Músicos experientes como Thomas Jucksh (Camerata Antiqua de Curitiba), Carlos Simas (Gaiteiros de Lume/Thunder Kelt/Clan McNorse) e Mateus Sokolowski (Mandala Folk) formam o Illvminata.

Instrumentos antigos também chamam a atenção do público por sua sonoridade e forma não conhecidas, dentre eles estão a viola da gamba, gaita de foles, harpas, flautas, alaúde, saltério de arco e kantele.

Nessa mesma noite também se apresenta a Camerata do Viver Bem – do Grupo de Incentivo à Cidadania Viver Bem e Jardel Vinicius Tartati, com o Show Fronteiras. 

Serviço: O Illvminata se apresenta no dia 27 de outubro em Campo Grande, às 20 horas, no Teatro Glauce Rocha e no dia 28, às 19h30, em Bonito, na Paróquia São Pedro Apóstolo, rua Cel. Nelson Felício, 767 – Centro. Entrada Gratuita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário